Olá Mundo! O inicio! A nossa história.
Tudo começou há alguns anos atrás…foi como um amor que foi crescendo.
Entre férias e visitas à família, numa aldeia na Serra da Estrela – Bouça, Cortes do Meio – Concelho da Covilhã, foram muitas as caminhadas e passeios pela Serra.
Durante uma caminhada,
a fazer o percurso da levada, encontrámos um terreno em socalcos, com uma vista deslumbrante. Por lá. passava uma ribeira (Ribeira de Cortes), que descia montanha abaixo. A passagem da ribeira pelo terreno criava uma “praia privativa” que permitia ir a banhos e usufruir de um luxo no meio da montanha. Também atravessava o terreno, uma levada, por onde corria água límpida e fresca. Sensivelmente a meio do terreno, havia uma ruína que parecia ter sido um abrigo para animais com um grande bebedouro para o gado, há largos anos atrás.
A paisagem era de cortar a respiração, a meio de um vale, no meio da montanha, rodeada de natureza, ar puro e pouco mais.
Ficámos encantados com a beleza daquele lugar e, depois de longas conversas e mais umas quantas visitas, ficou decidido que aquele seria o lugar! O lugar perfeito, para criar um refúgio na natureza.
Decidimos avançar com a ideia e começar um projeto de turismo rural, que se ia chamar “Quinta Hortelã da Ribeira” (QHR). A hortelã da ribeira é uma planta que cresce junto à ribeira e que para além do aroma, atribui, orgulhosamente, o nome à Quinta!
A aquisição do terreno foi um processo relativamente simples, e a decisão não foi nada complicada de tomar, por ter sido essencialmente pensada com o coração.
O primeiro passo era criar uma estrada que permitisse o acesso ao terreno. A tarefa não foi fácil, já que a estrada tinha que ser construída na encosta da montanha e isso exigia algum trabalho e engenho. No entanto, com a ajuda das pessoas certas, experientes e determinadas e, com algum esforço, foi possível criar a estrada que permitia o acesso ao terreno.
Com o acesso garantido, o próximo passo seria delimitar o espaço, planear o projeto agroflorestal e projetar a recuperação da ruína.
Mais informação sobre o projeto agroflorestal aqui.
Desde sempre que um dos objetivos era manter e preservar a história daquele sítio. O aproveitamento da ruína era, portanto, indiscutível.
A ruína foi cuidadosamente recuperada, mantendo a estrutura, a história e as características originais do edifício. Assegurando que a preservação era cumprida, o objetivo seguinte seria a maximização da área, transformando-a num espaço confortável e acolhedor.

Quando tudo ficar pronto, pretendemos abrir as portas da Quinta Hortelã da Ribeira, um lugar onde os visitantes poderão desfrutar da tranquilidade da natureza, da ribeira, da “praia privativa” e da levada, por onde corre água fresca e límpida. O lugar é perfeito para quem procura paz e sossego, mas também para quem gosta de atividades ao ar livre, como caminhadas, passeios de bicicleta e até mesmo a observação da fauna e flora locais.
Se o sucesso da Quinta Hortelã da Ribeira for marcado pelo amor e carinho com que o projeto é desenvolvido, então o sucesso será garantido e muitas pessoas vão desfrutar da magia deste lugar encantador. Estamos muito felizes por estarmos a criar um espaço onde a natureza é protagonista, um lugar onde as pessoas podem relaxar e recarregar energias.
E assim nasceu o sonho de criar um refúgio rodeado pela natureza. A Quinta Hortelã da Ribeira será um exemplo de como a natureza pode ser um lugar de cura e descanso para as pessoas. O terreno em socalcos, com a ribeira e a levada por onde corre água limpa e fresca, foi o ponto de partida para um projeto que esperamos de sucesso e que transformou a vida de algumas pessoas. Esperamos influenciar positivamente a sua, depois da sua visita.
Num paraíso, perto de todos, mas desconhecido por muitos, nasceu um novo refúgio. Até breve!