História

O início, quando ainda era apenas uma ruína

Olá Mundo! O inicio! A nossa história.
Tudo começou há alguns anos atrás…foi como um amor que foi crescendo.
Entre férias e visitas à família, numa aldeia na Serra da Estrela – Bouça, Cortes do Meio – Concelho da Covilhã, foram muitas as caminhadas e passeios pela Serra.

Durante uma caminhada,

a fazer o percurso da levada, encontrámos um terreno em socalcos, com uma vista deslumbrante. Por lá. passava uma ribeira (Ribeira de Cortes), que descia montanha abaixo. A passagem da ribeira pelo terreno criava uma “praia privativa” que permitia ir a banhos e usufruir de um luxo no meio da montanha. Também atravessava o terreno, uma levada, por onde corria água límpida e fresca. Sensivelmente a meio do terreno, havia uma ruína que parecia ter sido um abrigo para animais com um grande bebedouro para o gado, há largos anos atrás.

A paisagem era de cortar a respiração, a meio de um vale, no meio da montanha, rodeada de natureza, ar puro e pouco mais.

Ficámos encantados com a beleza daquele lugar e, depois de longas conversas e mais umas quantas visitas, ficou decidido que aquele seria o lugar! O lugar perfeito, para criar um refúgio na natureza.
Decidimos avançar com a ideia e começar um projeto de turismo rural, que se ia chamar “Quinta Hortelã da Ribeira” (QHR). A hortelã da ribeira é uma planta que cresce junto à ribeira e que para além do aroma, atribui, orgulhosamente, o nome à Quinta!

A aquisição do terreno foi um processo relativamente simples, e a decisão não foi nada complicada de tomar, por ter sido essencialmente pensada com o coração.

O primeiro passo era criar uma estrada que permitisse o acesso ao terreno. A tarefa não foi fácil, já que a estrada tinha que ser construída na encosta da montanha e isso exigia algum trabalho e engenho. No entanto, com a ajuda das pessoas certas, experientes e determinadas e, com algum esforço, foi possível criar a estrada que permitia o acesso ao terreno.

Com o acesso garantido, o próximo passo seria delimitar o espaço, planear o projeto agroflorestal e projetar a recuperação da ruína.

Mais informação sobre o projeto agroflorestal aqui.

Desde sempre que um dos objetivos era manter e preservar a história daquele sítio. O aproveitamento da ruína era, portanto, indiscutível.

A ruína foi cuidadosamente recuperada, mantendo a estrutura, a história e as características originais do edifício. Assegurando que a preservação era cumprida, o objetivo seguinte seria a maximização da área, transformando-a num espaço confortável e acolhedor.

História
Construção/recuperação da ruína existente

Quando tudo ficar pronto, pretendemos abrir as portas da Quinta Hortelã da Ribeira, um lugar onde os visitantes poderão desfrutar da tranquilidade da natureza, da ribeira, da “praia privativa” e da levada, por onde corre água fresca e límpida. O lugar é perfeito para quem procura paz e sossego, mas também para quem gosta de atividades ao ar livre, como caminhadas, passeios de bicicleta e até mesmo a observação da fauna e flora locais.

Se o sucesso da Quinta Hortelã da Ribeira for marcado pelo amor e carinho com que o projeto é desenvolvido, então o sucesso será garantido e muitas pessoas vão desfrutar da magia deste lugar encantador. Estamos muito felizes por estarmos a criar um espaço onde a natureza é protagonista, um lugar onde as pessoas podem relaxar e recarregar energias.

E assim nasceu o sonho de criar um refúgio rodeado pela natureza. A Quinta Hortelã da Ribeira será um exemplo de como a natureza pode ser um lugar de cura e descanso para as pessoas. O terreno em socalcos, com a ribeira e a levada por onde corre água limpa e fresca, foi o ponto de partida para um projeto que esperamos de sucesso e que transformou a vida de algumas pessoas. Esperamos influenciar positivamente a sua, depois da sua visita.

Num paraíso, perto de todos, mas desconhecido por muitos, nasceu um novo refúgio. Até breve!