Descubra os segredos do vale das Cortes através da Rota das Pontes!
Pontes, azenhas, lagares, levadas, poços e piscinas naturais, juntam-se a uma ribeira única para lhe proporcionar um percurso surpreendente em cada curva.
Percorrendo veredas e caminhos rurais, este é um percurso acessível mas que pode apresentar algumas dificuldades técnicas em particular com o piso molhado pois grande parte desenvolve-se em caminhos com piso irregular.
É uma experiência que se recomenda lenta, por forma a poder desfrutar de todos os poços e piscinas que irá encontrar, ainda assim e junto à Bouça é possível encurtar significativamente o percurso, adaptando-o ao tempo que tem disponível.
Descrição do Percurso
Com início no parque infantil junto à sede de freguesia, Cortes do Meio, este percurso circular desce até à Ponte Velha e ao primeiro de uma série de poços que irão acompanhar o caminho – o poço da Ponte Velha – e, após cruzar a ribeira, encontra-se o Poço da Monteira, onde se situa uma Zona de Lazer. Acompanhando o curso da ribeira, encontra-se um antigo lagar de azeite e um novo poço, a partir do qual se inicia uma subida do vale até ao desvio para as antigas azenhas e para um dos ex-líbris do percurso: o Poço do Funil.
O troço continua por uma vereda, aproximando-se da aldeia de Bouça (onde é possível encurtar o percurso), para voltar a descer à ribeira, cruzando a Ponte do Porto da Tábua. Uma vez mais, o percurso propõe uma nova subida ao vale, atravessa o Poço do Forno Velho, a Ponte do Combarão, os poços da Formiga e do Combarão e segue caminho subindo por veredas ancestrais, pelo Pontão Fundeiro e Poço da Praia até ao ponto mais alto do percurso. A partir daí inicia a descida junto da Ponte do Salto pelo caminho florestal da Bouça Velha, por uma vereda perto do Pontão Fundeiro, onde um caminho rural leva à localidade de Bouça. Na localidade, encontram-se fontes e serviços (wc’s e cafeterias) e o caminho regressa ao ponto de partida com vistas privilegiadas sobre o vale.
Fonte: Aldeias de Montanha